Dinâmica Volta as Aulas
Crachás animados
1/2 folha colorida
1 envelope
canetinhas
5 quadradinhos de sulfite
furador
barbante
Como fazer:
Cada criança escreve seu nome no envelope.
Nos quadradinhos desenham e escrevem:
_ O que mais gosta de comer
_ Seu brinquedo favorito
_ Uma pessoa especial
_ O lugar que gostam de ir ou ficar
_ Um presente que gostaria de ganhar
Em seguida guardam os quadradinhos dentro do envelope e colocam o crachá no pescoço
A professora coloca uma música e todos dançam, quando a música para as crianças em duplas mostram suas fichinhas para os amigos.
A brincadeira continua ...
Uma estrela especial
(Margarete Almeida)
Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!
Reflexão oral
1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento
Atividade para casa
Como você imagina sua estrela e como gostaria que fosse. Faça um pequeno texto com a ajuda dos seus pais.
Como você imagina sua estrela e como gostaria que fosse. Faça um pequeno texto com a ajuda dos seus pais.
Dinâmica de Boas Vindas
Tema: valores
Essa dinâmica pode ser feita com turmas até o 3º ano. A professora lê devagar o texto, e quando aparecerem as palavras em destaque, os alunos deverão realizar os gestos determinados. No caso dos alunos pequeninhos, a ordem de executar os gestos pode ser dada através de cartazes com figuras. Já para os maiores, pode ser usada apenas a combinação verbal.
Os gestos podem ser definidos de outra forma também, de acordo com a intimidade desenvolvida pela turma com o passar dos dias e desenvolvimento do afeto entre eles, pois nos primeiros dias, como não se conhecem ainda, pode ser frustrante propor uma atividade onde eles têm que se tocar, já que muitos ficam retraídos no início! Essa sugestão pode ser gancho para uma temática, uma atividade de relaxamento, como atividade nos primeiros dias de aula...
Os gestos podem ser definidos de outra forma também, de acordo com a intimidade desenvolvida pela turma com o passar dos dias e desenvolvimento do afeto entre eles, pois nos primeiros dias, como não se conhecem ainda, pode ser frustrante propor uma atividade onde eles têm que se tocar, já que muitos ficam retraídos no início! Essa sugestão pode ser gancho para uma temática, uma atividade de relaxamento, como atividade nos primeiros dias de aula...
Fiz quando trabalhei valores, por isso o último parágrafo foi diferente. Aqui adaptei para o início do ano letivo*.
Execução e Organização:
As crianças podem estar dispostas em círculo, sentadas no chão, na sala ou no pátio; nos seus lugares, em grupos...
Antes de iniciar, a professora explica a atividade e combina os gestos (ou mostra os cartazes com os símbolos e a combinação)
Depois de “treinar” um pouquinho, a atividade pode ser realizada.
Depois de “treinar” um pouquinho, a atividade pode ser realizada.
PAZ: levanta os braços
AMOR: "joga beijo”
SOLIDARIEDADE: abraça a si mesmo (ou a um colega)
BOAS VINDAS: Bate palmas
Era uma vez, um menino chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de coisas boas, amizade e felicidade.
AMOR tinha um lindo sonho: que todas as pessoas do mundo colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ.
AMOR sabia que não era um sonho impossível, mas difícil de realizar. Então, partiu pelo mundo pedindo ajuda a todas as crianças.
Na escola onde estudava encontrou seus amigos e contou seu sonho. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que a SOLIDARIEDADE existia no interior de cada pessoa.
Neste momento, um amigo perguntou:
Neste momento, um amigo perguntou:
- AMOR, você encontrou um mundo cheio da PAZ e da SOLIDARIEDADE que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe no coração de cada pessoa, basta sabermos nos colocar no lugar do outro.
*Assim, o menininho chamado AMOR e seus amigos ficaram muito felizes e saíram por toda a escola, alegres por iniciarem mais um ano letivo e distribuindo sorrisos de BOAS VINDAS.
Espero em ter ajudado em alguma coisa!
Se o primeiro dia de aula já é todo de expectativa para nós professores, imagine para nossos alunos!
Boa Sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário